Diversas pessoas me pediram para trazer a público como foi a discussão sobre o Grand Prix de internet. Achei que isso seria interessante, não por uma questão de discussão sobre o prêmio em si, até porque o resultado não é uma unânimidade e jamais vai ser,
mas principalmente pra mostrar que o momento atual da comunicação retrata um verdadeiro furacão de mudanças e que o mundo "cyber" está no centro disso tudo. Pra começar, a própria semântica e o vocabulário que utilizamos pra definir o nosso trabalho é absolutamente relativa e apesar de não ser o mais importante acaba influenciando diretamente quando é preciso classificar as coisas com o mínimo de critério para uma premiação. Como exemplo disso, basta citar a categoria "viral". Existe coisa mais relativa do que o entendimento sobre viral? Pra mim viral é uma coisa, pro veículo é outra, pro cliente também podem ser muitas outras coisas. Independente de formato ou mídia, eu particularmente acredito no poder de uma idéia criativa e no seu potencial através do meio em que ela trafega. Esse foi o meu critério pessoal na escolha do meu voto para o grand prix. Para cada pessoa do juri, foi um ponto específico, até porque o presidente do juri assim preferiu conduzir.
A escolha do Grand prix foi uma das discussões mais estressantes e que particularmente me consumiu bastante por vários motivos. Durou horas e horas, chegando ao ponto de quase haver 3 grandes prêmios por uma questão de interpretação relativa dos pontos de vista sobre comunicação interativa.
Houveram várias polarizações de vários grupos onde alguns defendiam a propriedade do meio interativo, outros defendiam o poder de uma idéia sobre o meio, outros ainda valorizavam outras coisas mais específicas do ponto de vista de peça e por fim haviam os que estavam mais preocupados com a resposta ao mercado.
Vale dizer que a própria definição de grand prix por mescla de categorização se torna naturalmente um trabalho ingrato. Junta-se todas as categorias A(websites) e D(campanhas) e tira-se daí o primeiro grand-prix, das categorias B(peças de mídia online) e C(viral) para o segundo grand-prix.
Depois de muita discussão, idas e vindas, polêmicas, indefinições e etc, o processo passou a ser mais objetivo e estatístico por deferimento do próprio presidente.
Por fim, na votação houve um empate, onde um dos jurados que também era o criador do viral do Roanaldinho, peça candidata ao grand-prix, abriu mão da sua abstinência de voto, dando o seu voto para o outro filme viral concorrente(Still Free).
Assim aconteceu o resultado do grand-prix de Cyber mais polêmico de Cannes 2006.
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