Sunday, October 28, 2007

Primeiras impressões e experiências no UK

Uma coisa é você vir a passeio a Londres, outra completamente diferente é viver diariamente a realidade. Aqui vão algumas observações.



Clima
- Como diz um amigo meu, tudo que se fala sobre Londres é um exagero, menos o clima. Enfim, frio pesado lá fora (ensaio para o inverno) e tudo quentinho aqui dentro de casa (aquecedores em todos os ambientes).



Super-mercado
. 1 espiga de milho custa o mesmo que 1 queijo Roquefort enorme (4 libras). 300g de Parma de primeiríssima, 3libras, 1 cacho de banana também 3 libras. 1 bom vinho Sauvignon você acha vários por menos de 10 libras. É tudo discrepante e se você não abre o olho facilmente pode cair na tentação de ter uma alimentação terrível e virar uma baleia.

Povo - Mistura completa, mas prevalece a educação.

Característica britânica - adora tradição, seja qual for, sustentar hábitos em função de um prazer, uma inspiração, uma crença ou simplesmente para criar uma referência. Adoram piadas irônicas ou deixar umas cascas de bananas nas conversas pra você cair nas piadinhas. Se divertem sozinho com essas coisas, é um prazer maluco deles. Leve na boa que você se divertirá e ainda aprenderá bastante ; )

Vida Digital - Avançadíssima. TV no celular, tv digital com "propaganda-sites" na TV, exatamente como a gente vai passar a ver no Brasil a partir de dezembro. Aliás aqui só faltam 12 meses para eles desligarem o sinal analógico da tv. Ah, tem também celular de graça. Como assim? O serviço Telecom aqui é tão commoditie que recentemente lançaram esse modelo. Simples, você recebe um telefone que foi patrocinado por algumas marcas. No momento em que você habilita o telefone, você recebe mensagens, vídeos e MMS em formato de propaganda no celular. E caso você não queira nada disso? Ótimo pague 21 libras por mês e tenha 700 minutos e 700 mensagens. Quanto custa no Brasil 700 minutos mesmo? Mas se você ainda acha que 21 libras é muito, tudo bem, você pode balancear isso colocando um pouquinho de propaganda no seu celular pra baratear mais. Você faz o match do jeito que quiser. Mas e se você quer um pré-pago pra não ter que se vincular a nenhum plano? É só comprar online o seu cartão SIM por 2 libras que ele chega na sua casa 4 dias depois pelo correio. Você deve estar se perguntando, mas isso não vai custar um absurdo, afinal um cacho de bananas não custa 3 libras? Não, na verdade você pagar 10 centavos de libras os 3 primeiros minutos de cada dia e os minutos subsequentes podem custar 3 centavos de libras. E internet em casa? A conexão de internet na sua casa com 24MB de conexão de verdade custa 25 libras e se você não gostar do serviço em até 100 dias pode cancelar que o seu dinheiro é devolvido.

Transporte - metrô ótimo, limpo e conservado. Taxi só em casos extremos ou necessidades especiais. Não consegui ainda me imaginar dirigindo tendo que sair de uma dessas rotatórias (balão) pelo lado contrário (direito), parece que você vai causar um acidente gigantesco.

Passeios - parques, museus, galerias, teatro e shows.

Agência - ambiente bem mais ligado à arte e sofisticação em geral do que no Brasil. Isso influencia totalmente o processo, os hábitos e a estrutura da agência. Confesso que pessoalmente sinto falta da mídia junto da criação. De qualquer forma essa divisão mercadológica de agência de criação e agência de mídia por um outro lado faz com que as soluções criativas sejam mais livres da compra de espaço e as experiências interativas sejam mais virais por si só. Pint (beer) no final do expediente é absolutamente normal, inclusive dentro da agência.

Clientes - exigentes, inteligentes e arriscam mais. Ao contrário do americano que busca a fórmula do sucesso, o cliente britânico busca ser inusitado e fugir das fórmulas. Tive a experiência de acompanhar um cliente que era PhD em antropologia (medo) que soltou uma ótima. "Não pretendo fazer focus group porque não acredito que isso é uma ciência exata. Não podemos prever o comportamento do consumidor nesse nível, o ser humano não é previsível a esse ponto. Temos que botar a cara a tapa, se não der certo temos que ter um plano B para corrigir, mas estamos fazendo o nosso papel em tentar inusitar. Tô com a agência". Acredita?

Enfim, esses são alguns dos pontos que pude perceber nesse pouco tempo aqui. Me deixa então aproveitar o final de semana. Afinal também sou filho de Deus... até a próxima.

3 comments:

Liliane Arend said...

e o sotaque ... muito diferente do que estamos acostumados! Mas, eu particularmente acho, muito mais charmoso ... por essa diferença de entonação tudo fica um pouquinho mais complicado de se entender, mas quem disse que o fácil é o mais gostos não é mesmo?

Unknown said...

Ae Figueira, que legal ver um amigo passando pelo que a gente tem passado aqui tb! Varias das coisas que vc escreveu aqui a gente tb reparou e colocou no nosso blog! Bem vindo ao velho mundo! E vamos combinar alguma coisa... Abs! Valter Klug

Anonymous said...

ric, já que você tá levando inputs braZileiros pra isobar, eu acho que os pints, inclusive na agência, deveriam ser importados para a click. O que acha? hehehe
abraço!