Tuesday, December 12, 2006

Um retrato do atual cenário da criação interativa no mundo



Recentemente tive a oportunidade de participar de um encontro em Londres bastante interessante chamado Creative Social.
Creative Social é um evento no mínimo diferente de todos os outros da indústria da comunicação. Não é um evento para mídia, nem para premiações, não é acessível via pagamento de inscrição e nem tem objetivo de mostrar coisa alguma para o mercado.

É um encontro semestral entre os responsáveis pela criação das agências interativas de renome no mundo para trocar experiências, informações, dicas e discussões em torno do aprimoramento do trabalho criativo. As pessoas são convidadas individualmente de acordo com as suas experiências de trabalho com o único objetivo de oxigenar e compartilhar as experiências. Para isso além das atividades de grupo ocorrem também alguns bate-papos com pessoas criativas de outras áreas completamente diferentes da propaganda ou do circuito tradicional. Para entrosamento o evento começou com cada uma das quase 30 pessoas apresentando um trabalho pelo qual tenha tido orgulho de ter desenvolvido nos últimos seis meses. Claro que levei o Cinema Interativo da Fiat, que por ventura fez muito sucesso ;)

Uma coisa interessante foi observar que de certa forma o mundo interativo anda em sincronia entre Europa, América do Norte e América do Sul, mais precisamente o Brasil. Cada um com suas particularidades de escala e estilo porém muito alinhados por alguns fatos interessantes, independente do julgo certo ou errado.

A maioria das agências presentes no encontro mesmo sendo conhecidas pelo mercado como “digitais” tem passado pela prática de serem brifadas por seus clientes para criarem conceitos criativos e soluções de comunicação independente de natureza online ou offline. Isso tem acontecido principalmente quando esses clientes buscam uma proposta de comunicação mais ousada ou mais moderna. Neste ponto não existe diferença de especialidade criativa, até porque isso seria um contra-senso com a própria profississão. O que existe de fato é uma nova geração de profissionais que foram treinandos num mundo durante anos para desenvolverem um trabalho que tivesse consistência conceitual, qualidade criativa notável, estrapolasse o meio do qual terá exposição e ainda desse condições do consumidor reagir a essa comunicação mesmo com budgets muito baixos. É bem verdade que não dá pra generalizar, no mercado existem agências de todos os níveis, umas mais maduras e extremamente profissionais e as nem tanto, como acontece em todos os nichos da indústria da comunicação.

O fato é que alguns clientes começaram a perceber que hoje muitos desses profissionais não estão fazendo só banners de 12k com qualidade, estão utilizando esse treinamento-ninja, prática e cultura para desenvolverem circunstâncias criativas envolventes, independente de limitações ou formatos, como por exemplo, filmes de todas as metragens, games, anúncios, outdoors interativos, quiosques, ações de marketing direto, de guerrilha, sites, email marketing, etc.

Outra novidade comum é que mesmo na Europa e nos Estados Unidos, assim como no Brasil a prática de agências ou departamentos offline convidarem “interactive creative teams” para oxigenarem seus staffs com abordagens ou ações inusitadas tem sido uma prática comum, principalmente em concorrências, pelo simples fato de que essa oxigenação geralmente tem criado o diferencial. Enfim, certo ou errado, gostando ou não gostando essa realidade tem sido um fato em diversos países. Os questionamentos que essas coisas levantam formam um conjunto de pontos para reflexão e cada um conclui como quiser ;)

4 comments:

Anonymous said...

Não conheço nenhum evento deste no Brasil. Mas a idéia é genial. Porque você não organiza um parecido? Seria muito bacana!

Anonymous said...

Olá Ricardo, assisti à sua palestra no Festival Gazeta e gostei bastante. Admiro o trabalho que você faz na AgênciaClick.

Sou estudante de Publicidade do 5º período em João Pessoa - PB.

Mandei um email para você(figueira7@uol.com.br) com 2 peças do meu portfólio(uma delas você já viu no meu celular ao fim da palestra). Gostaria muito que você me desse um retorno.

PS.: Se você não usa mais o email da UOL, por favor mande para meu email (serginhoaaaf@hotmail.com) o seu endereço de email.
Obrigado.

Anonymous said...

Um evento semelhante acontecia aqui em Fortaleza. Eram reuniões mensais em barzinhos cult da capital. Porém, após o 3º ou 4º evento a turma foi reduzida por motivos que desconheço. Enquanto existiu era muito interessante conhecer a visão dos profissionais daqui.

Anonymous said...

Que evento maneiro!!! Bom saber desse tipo de movimento e cultura rolando!! Abraços...