Monday, September 04, 2006

Chorinho é muito mais que gênero musical

Ao chegar para morar definitivamente em São Paulo cerca de dois anos atrás conheci a feira Benedito-Calixto, e um fato muito impressionante me marcou lá, a presença de vários senhores tocando com muito entusiasmo horas de chorinho. Apesar de gostar muito de música, principalmente desse estilo que consagrou uma das mais talentosas pessoas que já passou pela Terra (Cartola), eu nunca tinha presenciado tão intensamente tal experiência ao-vivo.

Aquilo me marcou profundamente a ponto de não conseguir ouvir nada de diferente durante meses e acabou me influenciando muito, a ponto de fazer parte do meu repertório de trabalho, onde tive a oportunidade de oferecer ao cliente algo que na minha opinião trazia uma mensagem relevante e genuína para o consumidor como também pela oportunidade de materializar e compartilhar da inspiração pela vida como parte do dia-a-dia no trabalho.

Mas afinal, qual é a diferença entre o repertório do trabalho criativo do dia-a-dia de uma agência e a nossa coleção de experiências da vida?

Nenhuma. A combinação desses fatores em um ambiente favorável cria a condição para se desenvolver um resultado realmente apaixonante e original, tornando a experiência criativa uma oportunidade natural do que pode ser considerado uma comunicação íntegra e profunda.

4 comments:

Anonymous said...

Figueira, o Cartola na verdade nunca gravou nenhum choro, foi apenas sambista. Apesar do regional (nome que se dá aos conjuntos tradicionais de choro e samba) que o acompanhava ser formado por alguns dos maiores chorões do Brasil, como Dino 7 cordas e Meira, sua música era samba puro.

Figueira said...

Olá Anonymous,
Valeu pela dica, eu jurava que músicas como "As rosas não falam", "O mundo é um moinho" e muitas outras eram choro. Fiquei curioso com as referências que você deixou e prometo ir atrás pra me aprofundar sobre o assunto.
Mas de qualquer forma, Cartola, seja sambista e/ou chorão é maravilhoso e único.
Saudações verde e rosa ;)

Anonymous said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartola_%28sambista%29


Textos muito bons sobre choro e sobre Cartola, suficientes para explicar porque o Cartola era um grande sambista, mas não um chorão.

proMB produções said...

Homenagem ao Samba!
http://www.youtube.com/watch?v=Fbhy_erNI7U