Monday, September 04, 2006

Auto-referência !!!



Infelizmente hoje uma boa parte da propaganda brasileira tradicional ainda tem como principal referência e inspiração as suas próprias experiências anteriores, ou no máximo as experiências elaboradas por outras pessoas que também trabalham com propaganda. O cenário se agrava ainda mais quando vemos os mesmos modelos, os mesmos traquejos e as mesmas fómulas se repetirem, repetirem e repetirem sem parar. Chega ao ponto em que até embalagens de marcas concorrentes dentro de um mesmo segmento são copiadas para serem consideradas uma opção de compra mesmo que por similaridade.

Esqueceram que o mundo moderno conta com uma indústria de cinema gigantesca, uma infinidade de artistas plásticos, bilhões de músicas, livros, fatos interessantes, assuntos, exposições, estórias e tantas coisas incríveis disponívels que fica difícil acreditar que a referência atual continue sendo apenas a própria propaganda. Sem falar do cotidiano do ser-humano que naturalmente sempre foi a mais rica referência da experiência humana. Será que as pessoas hoje não vão mais em locais públicos ou não percebem a peculiaridade das diferenças individuais e das relações humanas? Esses detalhes percebidos jamais serão apontados em pesquisas, em dados demográficos ou TGIs da vida. Para piorar ainda existem alguns que não percebem sequer as mudanças dentro das suas próprias casas e nem vêem a nova relação que seus filhos possuem com as chamadas “mídias”, seus meios de comunicação e entretenimento preferidos.

Enfim, talvez esteja todo mundo ocupado demais e não tenha mais tempo para alimentar a alma de novas percepções a ponto de não conseguir fazer outra coisa que não seja reproduzir “melhores práticas”. Se isso não mudar em breve alguém vai acordar e abrir um tipo de empresa onde trabalharão, artistas-plásticos, mágicos, comediantes, escritores, cientistas malucos, fotógrafos, etc, surgindo assim um novo tipo de marketing para a coleção de nomeclaturas de uma mesma coisa do nosso mercado, o “marketing-de-inovação-diária”.

1 comment:

Anonymous said...

Pois é. E cada vez mais o que é inovador e relevante vem de fora da própria publicidade.

Tá na hora das pessoas buscarem referências no mundo e não só na agência ao lado.