Sunday, November 26, 2006

Propaganda Interativa em 1998




Acabei de ver no blog do Rapha uma matéria sobre um texto entitulado "O problema com a propaganda tradicional é porque ela é tradicional" escrito por Nizan Guanaes na Pasta do Clube de Criação e me inspirei a escrever este post.

Vasculhando os baús aqui em casa, achei algo que valia a pena publicar. Uma campanha que fizemos em 1998 ainda em Brasília na nossa agência chamada Atelier. Agência que posteriormente foi absorvida pela AgênciaClick em 2000.

Em 1998 ainda trabalhavamos com conceito de propaganda off e online, apesar das mesmas pessoas criarem ambas. Ou seja independente dos rótulos ou qualquer coisa assim dá pra perceber que aquela pequena agência candanga já pensava de forma interativa na sua mais pura essência.

Na época, tínhamos um cliente chamado Risco Zero. Era exatamente isso, uma loja de reparos, funilaria e lanternagem de altíssima qualidade para automóveis nacionais e importados. Naturalmente a verba e o contexto de um cliente como este não permitem grandes produções e nem tão pouco grandes investimentos em espaços publicitários tradicionais.

Foi então que criamos um adesivo transparente sem cola, ou seja aplicável só com estática gerada pelo material. Nesse adesivo transparente havia a reprodução gráfica de um risco enorme e no fim do risco o nome e telefone da Risco Zero. A peça era aplicada em carros parados em estacionamentos públicos, shoppings e lugares de circulação comercial. Quando os proprietários desses carros se deparavam com a pegadinha no primeiro instante elevavam as mãos na cabeça num ato de desespero, mas ao perceber que a brincadeira, olhavam em volta com um sorriso maroto no rosto e sempre, sempre tiravam o adesivo do carro guardando-o para aplicar o susto em outras pessoas.

Lembro-me que a ação "viral" rendeu à Risco Zero meses e meses de pátio cheio de carros, além das pessoas que chegavam na loja pedindo o adesivo para brincar com os amigos. Acho que essa foi uma das primeiras ações de Propaganda Interativa que fizemos mesmo sem imaginar no que quase 10 anos depois todos esses conceitos iam se solidificar.

Recado.: Rapha, Eliel, Clay e até o Eider, confesso que essa foi do fundo do baú, mas deu uma nostalgia e saudades das nossas peripércias. Lembro da gente olhando da janela da agência as reações das pessoas quando experimentamos pela primeira vez a ação nos estacionamento do prédio :) Surreal hahaha...

3 comments:

Rapha Vasconcellos said...

Essa é mesmo do fundo do baú. O mais engraçado é que lembrei dessa ação há alguns dias atrás quando vi um post no Brainstorm#9 sobre uma ação parecida pra Jeep, q colava adesivos tmb, para anunciar o lançamento de um novo modelo da montadora...

Realmente essa foi propaganda interativa, lá em 98, na época quando tantávamos misturar os dois mundos... on e off.

Acho que essas tentativas nos deram a base pra continuarmos experimentando ainda hoje...

Grande abraço.

Tulio Paiva said...

Bacana o trabalho, Figueiroa.
Boas idéias nunca morrem.
Parabéns para você, Rapha e galera da Atelier.

Abs,

Paiva

Anonymous said...

essa foto eh soh pra ilustrar msmo neh...pq eh moh gringa...ngm viu isso?