Friday, October 10, 2008

Criatividade e Sustentabilidade???


Muito em breve vai ao ar um novo projeto muito especial da Isobar.

E o que diabos caracteriza um projeto Isobar, você deve estar se perguntando uma vez que a Isobar não é uma agência mas uma rede de agências? A resposta é óbvia mesmo. É um projeto que integra várias agências da rede. E felizmente isso é muito comum em nosso grupo. Tão comum que aqui no Brasil por exemplo a gente tem uma equipe dedicada a iniciativas globais de clientes como Adidas, Nokia e muitos outros desde o começo do ano.

Só que desta vez a causa não vem de uma marca global, nem tão pouco oriunda do primeiro mundo, ao contrário, a causa vem do interior da Paraíba, mais especificamente de uma cidadezinha chamada Esperança, onde a cultura popular protagonizada por bonequinhas de pano construídas artesanalmente. Esse trabalho criado pelas mãos das senhoras que moram nesta comunidade inspiraram os Irmãos Campana e materializaram com toda a sofisticação que lhes é muito peculiar uma peça de arte chamada "Cadeira Multidão", ou "Multitude Chair" como se chamará o projeto criado pela Isobar.

O projeto começou com a aquisição do exemplar dessa peça aqui no Brasil mesmo. A partir da posse dela passou a usá-la como cenário ou assento para as pessoas gravarem seus depoimentos e suas visões sobre criatividade. E é exatamente aí que entra o trabalho em rede, as agências criativas do grupo Farfar (Top1 do Gunn Report) e a Glue (agência mais respeitada da Inglaterra) por exemplo além de receberem a cadeira em seus países contribuirão para participação da comunidade criativa em seus países de origem. Com isso esses depoimentos, gravados em diversos lugares serão parte virtualmente integrante da cadeira, que por sua vez já saiu do Brasil em junho deste ano rumo a Cannes, depois a Londres e na semana que vem vai para Estocolmo.

Os próximos destinos da "Multitude Chair" estão sendo definidos. Mas o importante é que após percorrer milhares de quilômetros coletando depoimentos sobre criatividade pelo mundo. Por fim a cadeira será leiloada juntamente com os milhares de depoimentos e seu website.
A renda será revertida em recursos para a economia sustentável na cidade de Esperança na Paraíba que poderá a partir disso ter as suas bonequinhas conhecidas pelo mundo inteiro e até vendê-las para os outros continentes.

Em breve aqui mais informações sobre o projeto. Já já você também vai poder colaborar dando seu depoimento.

Fico feliz em dizer que esse projeto, mostra bem que fazer propaganda, marketing, interatividade ou simplesmente tornar uma causa local numa causa global se torna ainda mais prazeroso com originalidade e autenticidade para quem faz mas sobretudo para quem se beneficia.

3 comments:

Anonymous said...

Amanhã eu vou em uma palestra que você vai ministrar, na JUMP.
Mal posso esperar! :D

Carlos Campos said...

Caro Ricardo todas as minhas expectativas com relação a sua pessoa se concretizaram.

Sua palestra sobre Marketing Viral foi muito foda e como disse ela gerou várias discórdias positivas e criou vários pontos de interrogação.

Obrigado e espero que ainda possamos nos falar novamente.
Grande abraço

Cleyton Cabral said...

Que iniciativa linda!
Gostei do seu cantinho.. ah, onde posso ver sua palestra sobre Marketing Viral? Fiz um vídeo viral e gostaria que você desse uma olhada, chama-se A GAROTA DO ORAL e está no Youtube. Abraço.