Friday, May 16, 2008

Wave Festival - Primeiro dia de julgamento

Enfim, hoje começa o julgamento do Wave Festival, motivo pelo qual estou aqui no Rio. Confesso que nada mal.
A maioria das pessoas devem se perguntar - "mas o que será que vai ter em especial neste festival?"

Em primeiro lugar é um grande festival de comunicação onde as culturas latinas se encontram e por isso naturalmente o valor de contexto da comunicação ganha uma enorme relevância. Ou seja, não trata-se de uma premiação unicamente num estilo de comunicação universal como a maioria dos festivais (todo mundo entende). Isso é fantástico, porque a comunicação contextual com propriedade do local onde ela acontece, rica das características do momento e da praça em que ela acontece, inspirada na realidade de um povo específico pode trazer zilhões de diferentes novas experiências.

Parece um paradoxo em plena cena de globalização, eu falando de localização. Pois é, é isso mesmo, um movimento não anula o outro, ao contrário, são duas correntes paralelas.
Lembro que um dia eu estava trabalhando na Glue em Londres e alguém soltou um mp3 bombando no meio da agência de um puta funkão cariora. Claro que eu não acreditei naquilo e fui perguntar, "wa da fuck is that..., vc tem idéia do que esse cara tá cantando?" O cara me falou, "claro que não, mas soa muito mais roots e natural do que o hiphop americano". Aí eu entendi tudo.

Enfim, é mais do que uma oportunidade de ver o trabalho que os nossos amigos hermanos estão fazendo além de poder trocar figurinhas. Em Cannes por exempo, em Cyber não tem jurado mexicano, o que na minha opinião é um absurdo. Os caras fazem muito mais do que tantos outros e infelizmente não estão lá.

Pra terminar, aviso que vou postando por aqui o que for acontecendo de interessante, desde que não comprometa o adiantamento de nenhum resultado, claro.

No comments: