Saturday, November 07, 2009

Criatividade Genuína

Dicionário do Humor Infantil, esse é o título de um livro que tive o prazer indescritível de conhecer. Pra minha tristeza, está praticamente impossível comprar um exemplar. Lugar nenhum tem, nem na internet. Se alguém souber como eu consigo um, para comprar ou fazer download por favor me avise.

Hoje o Domingos me mostrou esse livro quando estávamos discutindo sobre filhos e trabalho. A verdade é clara. Essa é uma das coisas mais geniais e maravilhosas que eu já vi. Por vários motivos, primeiro me mostrou algo que eu já tinha concluído e acreditava. Aliás, tenho pesquisado um bocado sobre isso: O uso da sua cabeça pra produzir criativamente abarrotada de informação e o uso da cabeça esvaziada de preceitos e principalmente de opiniões. Segundo porque é uma reconstrução nativa de conceitos, usa a compreensão primitiva para expô-los de uma forma totalmente pura e altamente significativa. Terceiro porque tenho vivido uma experiência de observação com meu filho pequeno que tem me ensinado muito, principalmente sobre comunicação. O nome do autor é Pedro Bloch. Ele quem anotou todas as frases que na verdade foram ditas por crianças.

Enfim, consegui um pedacinho do livro na própria internet. Apesar de ser incomparável com a riqueza da leitura das centenas de frases que o livro explora. As frases nos levam a um raciocínio simples, direto e autêntico na forma de enxergar as coisas.

Espero que gostem...

ABOLIÇÃO - É um coisa assinada pela Escrava Isaura / Todo mundo sabe o que é, mas eu espero é o dia da abolição das crianças
ABUSO - Mamãe acha qe eu vou ficar queimado e que eu abuso do sol. O sol é que abusa de mim.
ABSTRADO - Sim, eu sei o que é abstrato. Esta sopa, por exemplo, leva abstrado de tomate
ADULTO - É uma pessoa que sabe tudo, mas quando não sabe diz logo: "veja na enciclopédia". / É uma pessoa que tem desconfiômetro. / É uma pessoa que não entende de chuva, criança ou bala
AEROMOÇA - Será que eu posso dizer para mamãe, que quer ser aeromoça, que ela só pode ser aerovelha!
ÁFRICA - Não sei todos os países da África. Nasce um todos os dias.

ALEGRIA - É uma gargalhada pendurada na gente. / Ser alegre é achar graça até de coisas que são pra chorar. / Não cansa criança. O que cansa é mãe mandando parar. / É um palhacinho no coração da gente. / A maior alegria da minha vida foi eu ter nascido. / O meu irmão divide tudo comigo: brinquedo, sanduíche, sorvete e, até, a alegria dele./ Mãe boa é a que curte a alegria do filho. / É uma boca cheia de risadas.
ALEGRIA E TRISTEZA - Alegria de criança é uma coisa muito grande. Quando a alegria é demais, ela vira bagunça. Já tristeza não é bem assim a gente não estar alegre. É uma alegria zangada. / A coisa mais alegre do mundo é OVO DE PÁSCOA . A mais triste ainda não sei, poruqe sou muito pequeno e tenho muito para ver.
ALUNO - Melhor aluno? Contando de trás para diante sou eu mesmo. / Se eu sou um bom aluno? Sou o melhor dos piores e o pior dos melhores.
AMAR - É pensar no outro, mesmo quando a gente nem tá pensando.

2 comments:

Anonymous said...

Uma que eu vi desse livro: meu pai é tão legal, tão legal que ele poderia ser meu tio!
demais, quero esse livro pra mim, pena que a gente não consegue comprar :(
bjos,
camila

geO said...

Fala, Ric. TUdo bom, Querido?
Li seu post agora sobre as frases infantis. Também sou um grande fã das simplificações e acertivas dos pequenos quando falam.
Não sei se vc conhece esse livro da Adriana Falcão. Eu quando li as frases do Pedro Bloch, as que vc colocou por aqui, me lembrei imediatamente do livro dela.
Dá uma olhada aqui. Acho que vc vai curtir os links! :P

http://www.pensador.info/frase/Mjc0NzMw/

http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=748

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=601940&sid=89273011110715566021891581&k5=148704D7&uid=



abs e saudades
geO