Saturday, May 09, 2009

Pele Verde I - Um projeto gratificante



Trailer - Documentário Pele Verde

É engraçado como na maioria das vezes em que a gente faz um trabalho do qual sentimos um grande orgulho, geralmente, é porque o resultado da execução supera as expectativas, ou porque a idéia é um tanto quanto original ou ainda porque ele deu um excelente resultado. Eu diria que a experiência de desenvolver o projeto Pele Verde foi bem além disso. A sua causa naturalmente já foi o bastante para que muitos auto-questionamentos se aflorassem. No entanto a experiência de vivenciar a execução de um projeto tão especial quanto esse torna essa sensação exponencialmente agigantada. É impossível não falar sobre esse projeto deixando de fora as experiências pessoais ou ainda a influência da sua grandeza na nossa percepção pessoal.

Este trabalho foi um tanto quanto peculiar, desde o pensamento estratégico, passando pela execução e por fim a divulgação. Por causa disso eu prefiro então compartilhar com vocês essa experiência em vários posts, comentando o projeto sob vários aspectos. A partir de agora frequentemente publicarei vários pequenos capítulos que contarão essa história, ao mesmo tempo em que ela vai de fato acontecendo.


Além disso, esse foi o primeiro grande projeto que tive a oportunidade de desenvolver na age, a agência interativa do Bradesco, também do grupo Isobar. Onde tenho tido uma experiência incrível de compartilhar com pessoas maravilhosas como a Ana Lúcia, Domingos, Binda e todo o time o exercício de buscar fazer o melhor.


Vale ressaltar também que nada disso seria possível se não fosse Jorge Bodansky, o diretor cineasta e criador do Projeto Navegar, um verdadeiro estúdio sobre as águas do Amazonas. Jorge é um cineasta premiado internacionalmente, dono de uma visão muito significativa sobre essa região em que pesquisa há mais de 20 anos. A trilha sonora criada exclusivamente para o projeto é da Argila e edição Idéia Forte.

Por fim, tenho que dizer que a virtude desse projeto vem 100% da atitude desse cliente, corajoso e comprometido não só com a ousadia de apostar numa nova narrativa para a comunicar as ações do banco, mas de ser de fato o viabilizador da preservação de uma grande parte desse patrimônio imensurável que é a nossa Floresta Amazônica.



1 documentário em 10 episódios
A vida na floresta Amazônica, contada por quem vive nela.

Website para o Brasil - www.peleverde.com.br
Versão internacional - www.nativegreenproject.com
Page no Facebook
(lançamento dia 11/05/09)




Video-case


2 comments:

Gabriel Cunha said...

É muito bom quando podemos defender uma boa causa com nosso trabalho. Parabéns!

JouJoux said...

Gostei bastante de trabalhar contigo, Ric. Contribuir efetivamente no processo foi muito bacana - e olha que este depoimento nem faz parte da divulgação. ;-)