Tuesday, May 25, 2010

O Ministério da Corrupção - Ordem e Progresso


Essa semana ouvi na CBN uma informação que me chocou enquanto eu dirigia. Foi feita uma pesquisa baseada nos últimos 5 anos e descobriu-se que a média de dinheiro desviado dos cofres públicos brasileiros é em torno de 73 bilhões por ano. Isso sem contar dinheiro de propina. O fato é que é impossível ficar inerte a essa informação.

Fiquei pensando durante o percurso enquanto ficava preso no trânsito o que poderia ser feito para evitar isso. É óbvio que o primeiro estímulo na cabeça é o mais radical possível, mas pera lá, revolta pura não resolve nada. Nunca resolveu na Argentina e em nenhum lugar do mundo.

Putz e se isso fosse um briefing? O que a gente poderia criar para resolver, minimizar ou mesmo erradicar esse problema.

Mas já que em todo brainstorm vale pensar em qualquer coisa, vamos lá.
Acho que a primeira coisa seria transformar essa história num negócio onde o responsável pelo business ganharia muito dinheiro à medida que o problema fosse sendo resolvido.

Putz, já pensou se a gente criasse o Ministério da Corrupção? O primeiro Ministério-Empresa do Brasil. Trata-se do bom e velho jogo da iniciativa privada onde o que prevalece é o resultado.

As regras seriam as seguintes:
O Ministério seria uma empresa de empreendedores e o governo não pagaria um centavo sequer para mantê-la, ou seja, ela se manteria pelas suas próprias condições e investimentos.
A forma de renda seria literalmente uma porcentagem de 10% de todo o dinheiro recuperado, sem tributação. Isso significa que dos 73 bilhões de reais perdidos por ano o Ministério poderia ganhar até 7 bilhões de receita limpa e livre de impostos uma vez que o dinheiro teóricamente já é do governo.


Obs.: cada empresa só poderia ter no máximo 2 anos de atuação, pois no Brasil seriam capazes de criar uma outra empresa geradora de corrupção só pra esse business ter vida longa.

E você, qual sua idéia?

Corrupção -http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrupcao