Monday, May 26, 2008

Alguém Twittando de Marte!


Uma das coisas que eu gostaria de ter presenciado é o momento em que vimos o homem pisar na Lua, mas infelizmente só nasci 2 anos depois. Entretanto, hoje me deparei com um acontecimento fantástico. A saga da Phoenix a Marte, nada mais nada menos do que uma sonda absolutamente moderníssima pousando na área onde há água congelada na superfície de Marte.

O incrível é que acompanhei toda a saga e a aventura, passo a passo desde a entrada do aparelho na atmosfera pelo Twitter (Mars Phoenix). Até aí muito interessante, porém o mais legal é que além de você ficar por dentro de todos os detalhes de seus movimentos por posts a comunicação é genialmente feita em primeira pessoa, tornando o acontecimento emocionalmente ainda mais interessante. Vale a pena seguir a Phoenix. Ela diz coisas interessantes e ainda conta coisas sobre a viagem ao planeta vermelho.

Monday, May 19, 2008

Preciosidade mexicana e progresso interativo brasileiro


Apenas para confirmar com vocês o que sugeri num post anterior, vejam esta campanha criada e produzida pela mexicana GrupoW para Rexona. É tudo maravilhoso, dinâmica da campanha, conceito e tudo mais, inclusive a produção que é impecavel. É impressionante. Confira aqui.
Parabéns a Migel e Ulysses.


Outro trabalho que me marcou durante o julgamento do Wave Festival, foi uma campanha de banners da Ogilvy para Dove. Além de pegar na veia da causa do produto, traz o uso muito inteligente de uma linguagem muito peculiar. A execução também é primorosa. Definitivamente uma campanha de banners muito eficiente além de muito divertida e linda. As mulheres que o digam ;)

Veja aqui abaixo 2 peças dessa campanha.
http://www.beyondthemouseover.com/br/spaceinvaders/pecas/index_space.html
http://www.beyondthemouseover.com/br/frogger/

Se posso dizer algo sobre o conjunto dos trabalhos que vi no Wave Festival é que o Brasil evoluiu bastante. Enfim, me surpreendi, começando por um excelente conjunto de trabalhos na rua dígnos de elogios.

Não percam o resultado final do festival, conheça mesmo todas as iniciativas vencedoras de todas as agências, pois existe no momento um retrato bem interessante da cena interativa no Brasil (produção, idéias, ações e iniciativas em geral). A indústria interativa do dia-a-dia como um todo evoluiu muito. Compare o dia-a-dia dos outros anos com o que você viu no dia-a-dia deste ano. De fato está muito melhor, mas ainda pode ser muito mais e vai ser.

Saturday, May 17, 2008

Fórmula, padronização ou comunicação simples

Hoje surgiu um papo interessante junto com a Fefa sobre o que é propaganda e o que não é. No fundo o que estabelece o que é propaganda não é uma composição do velho trivial, slogan, marca, imagem, mas a mensagem que uma experiência transmite, seja usando voz, letras, imagem, cheiro ou percepção capaz de gerar uma conclusão ou um sentido claro associado a uma marca.

A interatividade tem a vantagem de promover a experiência da mensagem, onde a conclusão pode acontecer somente dentro da cabeça de quem está sendo impactado, e muitas vezes inclusive sem precisar de legenda.

Esse papo me fez lembrar esse banner da Rolling Stone que eu adoro, cuja o objetivo não é gerar clique mas a transmissão de uma mensagem clara e direta.

E pra quem gosta de banner como eu e não conhece ainda muita coisa, recomendo o site www.bannerblog.com.au. Vocês vão ver um monte de coisas geniais.

Friday, May 16, 2008

Wave Festival - Primeiro dia de julgamento

Enfim, hoje começa o julgamento do Wave Festival, motivo pelo qual estou aqui no Rio. Confesso que nada mal.
A maioria das pessoas devem se perguntar - "mas o que será que vai ter em especial neste festival?"

Em primeiro lugar é um grande festival de comunicação onde as culturas latinas se encontram e por isso naturalmente o valor de contexto da comunicação ganha uma enorme relevância. Ou seja, não trata-se de uma premiação unicamente num estilo de comunicação universal como a maioria dos festivais (todo mundo entende). Isso é fantástico, porque a comunicação contextual com propriedade do local onde ela acontece, rica das características do momento e da praça em que ela acontece, inspirada na realidade de um povo específico pode trazer zilhões de diferentes novas experiências.

Parece um paradoxo em plena cena de globalização, eu falando de localização. Pois é, é isso mesmo, um movimento não anula o outro, ao contrário, são duas correntes paralelas.
Lembro que um dia eu estava trabalhando na Glue em Londres e alguém soltou um mp3 bombando no meio da agência de um puta funkão cariora. Claro que eu não acreditei naquilo e fui perguntar, "wa da fuck is that..., vc tem idéia do que esse cara tá cantando?" O cara me falou, "claro que não, mas soa muito mais roots e natural do que o hiphop americano". Aí eu entendi tudo.

Enfim, é mais do que uma oportunidade de ver o trabalho que os nossos amigos hermanos estão fazendo além de poder trocar figurinhas. Em Cannes por exempo, em Cyber não tem jurado mexicano, o que na minha opinião é um absurdo. Os caras fazem muito mais do que tantos outros e infelizmente não estão lá.

Pra terminar, aviso que vou postando por aqui o que for acontecendo de interessante, desde que não comprometa o adiantamento de nenhum resultado, claro.